O erro que muitas empresas cometem com suas marcas - Ruan Braz
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O erro que muitas empresas cometem com suas marcas.

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| 14 de fevereiro de 2017

Não precisamos observar muito para perceber que grande parte das micro e pequenas empresas possuem uma identidade de marca pobre, mas o que essas empresas não sabem é do tamanho do prejuízo que estão enfrentando por essa causa. Devido à falta de informação muitos empresários avaliam como pouco importante a etapa de desenvolvimento da marca e delegam essa tarefa para pessoas pouco qualificadas. Essa decisão afeta diretamente o futuro da empresa.

Investir de maneira incorreta no desenvolvimento da marca da sua empresa pode expor seu negócio a resultados muito baixos. Por esse motivo resolvi compartilhar com você um pouco da minha experiência como designer de marcas para que você possa tomar a decisão certa na hora de posicionar sua empresa no mercado.

Marcas sem alma x marcas com personalidade

Uma das coisas que mais vejo acontecer hoje são empresas deixando de progredir por possuírem marcas sem personalidade ou propósito, criadas apenas para exercer uma comunicação que é, na maioria das vezes, genérica. Quando uma marca é pensada dessa forma ela possui muito pouco para conquistar o público, pois não inspira. Considere isso um grande prejuízo. Se você não conquistar seu público, terá que usar ferramentas como baixo preço sempre que quiser atraí-lo.

Marcas que possuem personalidade estão mais próximas das pessoas, pois inspiram, conectam e conquistam a gente. Já as marcas sem personalidade não criam vínculos fortes, são apenas símbolos que muitas vezes não são lembrados. Consegue perceber o prejuízo? Enquanto as marcas sem alma estão lutando por preço as marcas com personalidade estão encantando as pessoas. Com um propósito bem definido elas conseguem reunir consumidores que compartilham dos mesmos ideais e dessa forma geram muito valor para as empresas.

Quando uma empresa decide investir em sua marca de maneira adequada ela aumenta sua margem de lucros, uma vez que não precisará mais atrair clientes através do menor preço e sim através dos seus valores.

Com muitas das micro e pequenas empresas investindo pouco (ou nada) no desenvolvimento de suas marcas, quem se atentar a esse fato terá uma grande vantagem em cima de seus concorrentes. Por esse motivo acho válido compartilhar com você três dicas que o ajudará a construir uma marca com personalidade forte para que comece a conquistar seus clientes e destacar sua empresa em meio a tantas outras.

1. Conheça o seu negócio

Muitas pessoas não conseguem expor o conceito de suas empresas e isso acontece por que a maioria delas iniciam seus empreendimentos sem ao menos possuírem um plano ou modelo de negócios. Esse é um erro comum que compromete muita gente, por que sem um planejamento não haverá uma visão clara da jornada e dessa maneira as dificuldades serão muito maiores.

Tanto o plano quanto o modelo de negócios são documentos escritos que possuem as informações necessárias para construir uma empresa. (A maior diferença entre os dois está na flexibilidade e quantidade de informações.) Dedique um tempo à eles e você terá mais clareza do seu empreendimento. Se você conhecer melhor a sua empresa poderá se assegurar que todos os envolvidos compartilham com você a mesma visão.

2. Tenha um diferencial envolvente

Há alguns anos poderíamos até dizer que a decisão do consumidor na hora da compra estava ligada à qualidade do serviço, ao bom produto ou à acessibilidade, por exemplo. Hoje, devido ao avanço da tecnologia e a toda informação que está globalizada, essas não são mais exclusividades de algumas empresas e sim características básicas que toda boa organização deve ter. Se atente a isso ou correrá o risco de entrar em uma guerra de preços.

Os consumidores querem viver experiências novas, presenteadas por marcas cheias de personalidade. Entregue sempre uma experiência de valor para o seu público e você não terá que se preocupar com a decisão dele.

3. Dê valor à identidade da marca

Para construir uma identidade com personalidade é importante ser, antes de tudo, autêntico. Toda empresa possui o seu próprio DNA e é isso que as torna singular. São as histórias, os valores e as crenças atrelados à personalidade da marca que faz com que as empresas sejam únicas. Trabalhe bem a identidade da sua empresa junto com seu diferencial e assim atrairá uma comunidade de pessoas que admiram o seu trabalho.

Valorize a sua identidade para atrair mais pessoas para o seu negócio e aumentar o valor percebido da sua empresa. Foque em estruturar bem todos os pontos de contato entre a marca e o consumidor e além de transmitir a essência da empresa vai transmitir também confiança e profissionalismo para seus clientes.

 

Pronto para conquistar seu público?

Construir uma marca com personalidade é tão importante quanto vender o seu serviço ou produto. Se você não conquistar seu público ele raramente irá voltar e assim você terá mais gastos para atrair pessoas novas. Muitas empresas estão deixando de progredir por trabalharem suas marcas de maneira inadequada e por esse motivo é que escrevi esse texto, que espero que ajude você a se atentar a este fato.

Pronto para fazer diferente? Deixe nos comentários a sua opinião e vamos discutir mais sobre esse assunto.


Sobre Mim

Sou um designer gráfico apaixonado pelo estudo e prática do design de identidade de marcas. Acredito que, assim como as pessoas, as marcas devem ter personalidade própria e estou aqui para ajudar você a criar sua marca de valor no mercado.Saiba mais