Por que toda empresa deve investir em sua marca? - Ruan Braz
Ícone Ruanbraz

Receba em primeira mão todo conteúdo pelo Facebook

Acompanhe a página e fique sabendo tudo que acontece aqui.

Por que motivo as empresas devem investir em suas marcas?

Blog

> Por que motivo as empresas devem investir em suas marcas?

| 22 de março de 2017

Uma simples forma de despertar imediatamente as lembranças e emoções das pessoas.

Há alguns dias aproveitei uma experiência que me fez refletir sobre o verdadeiro motivo pelo qual as empresas investem em suas marcas. Estava em uma exposição aqui em Belo Horizonte quando senti vontade de tomar um café. Resolvi sair para procurar uma cafeteria e estava disposto a pagar algo em torno de 1 a 3 reais. Dentre todas as opções que encontrei uma cafeteria chamou minha atenção. Quando entrei fui muito bem atendido e reparei que todo ambiente fazia com que aquela cafeteria revelasse sua personalidade. Solicitei meu café e aproveitei aquele momento especial. Quando chegou a hora de pagar a conta tive uma surpresa, o mesmo café que eu estava disposto a pagar até 3 reais me custou R$7,50 e o interessante é que paguei feliz.

O que faz um produto custar o dobro dos seus concorrentes? Foi justamente essa pergunta que me fez refletir sobre o motivo pelo qual as empresas investem em suas marcas. Muitas pessoas acreditam que marca é um desenho que representa a empresa visualmente. Pensar dessa forma é se restringir às possibilidades e vantagens de posicionar sua marca no mercado e por esse motivo resolvi compartilhar 3 razões para você começar a investir na sua marca ainda hoje.

1.Valorização do produto ou serviço

O objetivo inicial de uma empresa ao investir em sua marca é aumentar sua lucratividade, fazendo com que seu produto deixe de ser commodity e se torne referência no mercado. Quando uma empresa investe em sua marca de maneira adequada ela aumenta suas margens de lucro, uma vez que não precisará mais atrair clientes através do menor preço e sim através dos seus valores.

2.Vínculo emocional com o cliente

Marcas que possuem personalidade estão mais próximas do ser humano, elas criam seguidores fiéis e formam comunidades que crescem rapidamente. Somos movidos pela emoção e não pela razão. 100% da motivação na hora da compra é emocional e isso é comprovado cientificamente. Por esse motivo as marcas são tão poderosas, elas criam vínculos emocionais que afetam completamente nossa decisão na hora da compra.

3. Diferenciação da concorrência

Há alguns anos você até poderia dizer que o preço ou a qualidade do seu serviço ou produto são os diferencias da sua empresa, mas com avanço da tecnologia e da globalização isso deixa de ser um diferencial e passa a ser lugar-comum. A percepção de valor que o consumidor tem a respeito da empresa é que faz com que uma cafeteria seja escolhida e outra não, por exemplo. O diferencial está na experiência que sua marca consegue entregar.

O objetivo de uma empresa ao investir em sua marca é aumentar a lucratividade, fazendo com que seu produto deixe de ser commoditie e se torne referência no mercado.

A marca da sua empresa é apenas um desenho ou é um conceito na mente do consumidor?

O que faz um produto custar o dobro do seu preço é exatamente o seu  valor agregado. Esse valor é muito bem construído por marcas com personalidade, que criam vínculos com o consumidor. Por esse motivo marcas não são apenas desenhos e sim os valores da empresa atrelados à tudo que ela representa para seu público.


Sobre Mim

Sou um designer gráfico apaixonado pelo estudo e prática do design de identidade de marcas. Acredito que, assim como as pessoas, as marcas devem ter personalidade própria e estou aqui para ajudar você a criar sua marca de valor no mercado.Saiba mais